Webmail CUT

Acesse seu Webmail CUT


Login CUT

Acesse a CUT

Esqueceu a senha?

Resumo do Conselho Diretor da Fittel, realizado entre os dias 26 e 28 de março

O Conselho Diretor da Fittel e representantes dos Sindicatos Filiados estiveram reunidos entre os dias 26 e 28 de março, em Brasília para discutir, dentre outros temas, a Campanha Nacional Unificada 2008\2009 do 2º semestre. No primeiro dia do evento, quarta-feira, (26\03) esteve presente, o professor do departamento de Comunicação Social

Escrito por: Fittel • Publicado em: 30/11/-0001 - 00:00 Escrito por: Fittel Publicado em: 30/11/-0001 - 00:00

Registramos a participação do Companheiro Maurício Minolfi, um dos Coordenadores do TIE - Brasil, que apresentou a organização que comanda à Plenária do CD. Dentre os assuntos que abordou destacamos a origem do TIE (Transnationals Information Exchange) na Holanda, em 1978 e a fundação do primeiro escritório fora da Europa, no Brasil, em 1986. O TIE – Brasil orienta o seu trabalho no sentido de criar laços de comunicação e cooperação entre os (as) trabalhadores (as) e as suas organizações sindicais, principalmente em nível de base.

Esteve presente também, Pedro Jaime Ziller, membro do Conselho Diretor da Anatel, que falou sobre o papel da Anatel na fusão BrT\OI. Falou também sobre o papel da Anatel na mudança do Plano Geral de Outorgas – PGO, que atualmente proíbe que uma única empresa seja dona de duas. Ziller sugeriu uma consulta pública em junto com a Anatel para saber se a população é a favor ou contra determinada alteração. Concorda também que se garanta o emprego dos trabalhadores e a meta de universalização. Uma delas é a implantação da maior banda larga em escolas públicas até 2010, grátis. 

A questão do aborto foi discutindo com clareza por Elisabeth Saar, Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres – SPM, dizendo que o aborto é uma questão de políticas públicas. Elisabeth esclareceu que cerca de um milhão de abortos é realizado por ano e que é o terceiro causador de morte materna no mundo. São mulheres entre 15 e 49 anos que morrem por morte materna. Morte materna é a quinta causa de internação na rede do Sistema Único de Saúde – SUS. O governo sugere que seja feito um planejamento familiar.

No segundo dia do evento, (27\03) quinta-feira, foi abordado o tema Fundação Atlântico de Seguridade Social, apresentado pelos companheiros Marcelo Beltrão (Sinttel - PE) e Luis Antônio (Sinttel- RJ), membros do Conselho Deliberativo da Fundação. Foi discutida a previdência, a organização da fundação e o processo eleitoral.

Em seguida, falou-se sobre a organização sindical tratada por, Carlos Henrique Oliveira, diretor executivo da CUT nacional. Falou sobre o desafio para o movimento sindical, redução da jornada de trabalho e de demais temas relacionados a sindicalismo.

O último dia foi reservado para tratar da Campanha Nacional Unificada, sua avaliação, organização, propostas, negociações, acordos, cronogramas, eixos, marketing para a próxima campanha e o lançamento da atual e a reestruturação das comissões de negociação.

Título: Resumo do Conselho Diretor da Fittel, realizado entre os dias 26 e 28 de março, Conteúdo: Registramos a participação do Companheiro Maurício Minolfi, um dos Coordenadores do TIE - Brasil, que apresentou a organização que comanda à Plenária do CD. Dentre os assuntos que abordou destacamos a origem do TIE (Transnationals Information Exchange) na Holanda, em 1978 e a fundação do primeiro escritório fora da Europa, no Brasil, em 1986. O TIE – Brasil orienta o seu trabalho no sentido de criar laços de comunicação e cooperação entre os (as) trabalhadores (as) e as suas organizações sindicais, principalmente em nível de base. Esteve presente também, Pedro Jaime Ziller, membro do Conselho Diretor da Anatel, que falou sobre o papel da Anatel na fusão BrT\OI. Falou também sobre o papel da Anatel na mudança do Plano Geral de Outorgas – PGO, que atualmente proíbe que uma única empresa seja dona de duas. Ziller sugeriu uma consulta pública em junto com a Anatel para saber se a população é a favor ou contra determinada alteração. Concorda também que se garanta o emprego dos trabalhadores e a meta de universalização. Uma delas é a implantação da maior banda larga em escolas públicas até 2010, grátis.  A questão do aborto foi discutindo com clareza por Elisabeth Saar, Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres – SPM, dizendo que o aborto é uma questão de políticas públicas. Elisabeth esclareceu que cerca de um milhão de abortos é realizado por ano e que é o terceiro causador de morte materna no mundo. São mulheres entre 15 e 49 anos que morrem por morte materna. Morte materna é a quinta causa de internação na rede do Sistema Único de Saúde – SUS. O governo sugere que seja feito um planejamento familiar. No segundo dia do evento, (27\03) quinta-feira, foi abordado o tema Fundação Atlântico de Seguridade Social, apresentado pelos companheiros Marcelo Beltrão (Sinttel - PE) e Luis Antônio (Sinttel- RJ), membros do Conselho Deliberativo da Fundação. Foi discutida a previdência, a organização da fundação e o processo eleitoral. Em seguida, falou-se sobre a organização sindical tratada por, Carlos Henrique Oliveira, diretor executivo da CUT nacional. Falou sobre o desafio para o movimento sindical, redução da jornada de trabalho e de demais temas relacionados a sindicalismo. O último dia foi reservado para tratar da Campanha Nacional Unificada, sua avaliação, organização, propostas, negociações, acordos, cronogramas, eixos, marketing para a próxima campanha e o lançamento da atual e a reestruturação das comissões de negociação.



Informativo FITRATELP

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.