Webmail CUT

Acesse seu Webmail CUT


Login CUT

Acesse a CUT

Esqueceu a senha?

Quer comprar algo barato? Compre um trabalhador

Custo da mão-de-obra no Brasil é uma dos mais baixos do mundo. Os empresários acham caro, mas mais barato do que isso, só se for de graça, como na época da escravidão.

Escrito por: Imprensa Fitratelp • Publicado em: 22/03/2016 - 09:25 • Última modificação: 22/03/2016 - 10:03 Escrito por: Imprensa Fitratelp Publicado em: 22/03/2016 - 09:25 Última modificação: 22/03/2016 - 10:03

Imprensa Fitratelp

Um dos argumentos mais utilizados pelos empresários a favor da terceirização e contra os direitos trabalhistas brasileiros é o de que o custo da mão de obra no Brasil é muito alto. Trata-se de um argumento falso, destinado a confundir o debate e pressionar o parlamento e o governo a promover o desmonte da legislação trabalhistas e de direitos conquistadas há quase um século, como é o caso da Carteira de Trabalho que este mês completa 82 anos.

Analisando os dados disponíveis com honestidades, podemos ver que o trabalhador brasileiro custa 3 vezes menos que o americano, quase 2 vezes menos que o trabalhador argentino e 6 vezes menos que o trabalhador norueguês (veja quadro baixo). Isso quer dizer que, ao contrário do que a direita e os empresários afirmam, o principal problema desse país é a baixa remuneração do trabalho que impede a criação de um mercado interno maior e mais pujante.

Então, quando você ver um desses economistas neoliberais vociferando na TV ou na rádio contra o que eles chamam de “custo Brasil”, troque de canal, troque de estação porque ele está tentando te convencer que o problema do país é o tamanho do salário que você ganha. Não espere que esses economistas, que adoram o papel de profetas do caos, afirmem que o problema do Brasil está na sua selvagem distribuição de renda. Não, para eles é preciso passar o trator nos direitos sociais, na bolsa família, na CLT, ampliando ainda mais o abismo entre as classes sociais.

Título: Quer comprar algo barato? Compre um trabalhador, Conteúdo: Um dos argumentos mais utilizados pelos empresários a favor da terceirização e contra os direitos trabalhistas brasileiros é o de que o custo da mão de obra no Brasil é muito alto. Trata-se de um argumento falso, destinado a confundir o debate e pressionar o parlamento e o governo a promover o desmonte da legislação trabalhistas e de direitos conquistadas há quase um século, como é o caso da Carteira de Trabalho que este mês completa 82 anos. Analisando os dados disponíveis com honestidades, podemos ver que o trabalhador brasileiro custa 3 vezes menos que o americano, quase 2 vezes menos que o trabalhador argentino e 6 vezes menos que o trabalhador norueguês (veja quadro baixo). Isso quer dizer que, ao contrário do que a direita e os empresários afirmam, o principal problema desse país é a baixa remuneração do trabalho que impede a criação de um mercado interno maior e mais pujante. Então, quando você ver um desses economistas neoliberais vociferando na TV ou na rádio contra o que eles chamam de “custo Brasil”, troque de canal, troque de estação porque ele está tentando te convencer que o problema do país é o tamanho do salário que você ganha. Não espere que esses economistas, que adoram o papel de profetas do caos, afirmem que o problema do Brasil está na sua selvagem distribuição de renda. Não, para eles é preciso passar o trator nos direitos sociais, na bolsa família, na CLT, ampliando ainda mais o abismo entre as classes sociais.



Informativo FITRATELP

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.