Webmail CUT

Acesse seu Webmail CUT


Login CUT

Acesse a CUT

Esqueceu a senha?

FITTEL REALIZA PLANEJAMENTO DE CAMPANHAS SALARIAIS

A Fittel reuniu no período de 14 a 18 de março de 2011, em Brasília todos os seus sindicatos filiados para o planejamento das campanhas salariais de 2011, como também para participarem do Seminário de Negociação Coletiva.

Escrito por: FITTEL • Publicado em: 23/03/2011 - 00:00 Escrito por: FITTEL Publicado em: 23/03/2011 - 00:00
Durante o planejamento, os dirigentes sindicais puderam fazer, além de uma avaliação das ações e resultados alcançados, uma redefinição de estratégias e definição de eixos.
 
Após intenso debate e reflexão foram identificados os principais eixos para atuação nas campanhas salariais dos três seguimentos: operadoras, terceirizadas e Call Center. Foram eles, ganho Real nos reajustes de salários e benefícios; garantir o cumprimento do Anexo II da NR-17 (para o caso dos Call Centers); aumento da Sindicalização (fortalecimento da organização sindical); definição de um Piso Salarial (não menor que 2 salários mínimos); unificação das datas-base; ORSB - Organização de Representantes Sindicais de Base; redução da Jornada de Trabalho; ampliação de conquistas – melhoria das cláusulas sociais dos acordos coletivos;
 
O Seminário, criado pelo DIEESE, faz parte do Programa de Capacitação em Negociação Coletiva e teve como principal objetivo aperfeiçoar as habilidades de negociação dos dirigentes sindicais para o fortalecimento da capacidade de ação e de organização coletiva dos sindicatos, permitindo a estes, o conhecimento e compreensão do objeto e do ambiente em que ocorrem as negociações.
 
A abertura do evento contou com a palestra do deputado federal pelo Distrito Federal Roberto Policarpo que, destacou em sua exposição dentre outros assuntos, o resgate da auto-estima do povo brasileiro nos últimos oito anos, o estancamento das privatizações e o fato de quase cinco milhões de brasileiros terem saído da miséria. Além disso, o deputado levantou os temas da pauta do congresso, destacando entre elas a reforma política e tributária e o projeto de terceirização que foi um dos mais instigantes do debate.
 
O evento ainda contemplou importantes temas como Direito do Consumidor de Telecomunicação apresentado pelo IDEC, Panorama Brasileiro da Comunicação, exposição do IPEA, Organização Sindical debate realizado pelos próprios sindicalistas além de um painel - Análise de Conjuntura em Telecomunicações e Democratização da Internet, apresentado pelo engenheiro e pesquisador do SINTPQ, companheiro Marcos Manhães.
 

A avaliação da Fittel é que o intenso debate realizado durante toda a semana foi muito importante, pois possibilitou uma reflexão sobre as práticas e necessidades de atualização da ação sindical. Numa conjuntura extremamente difícil com as constantes e rápidas mudanças no setor é importante a atualização de praticas e do projeto sindical para o fortalecimento da organização e ação sindical.

Título: FITTEL REALIZA PLANEJAMENTO DE CAMPANHAS SALARIAIS, Conteúdo: Durante o planejamento, os dirigentes sindicais puderam fazer, além de uma avaliação das ações e resultados alcançados, uma redefinição de estratégias e definição de eixos.   Após intenso debate e reflexão foram identificados os principais eixos para atuação nas campanhas salariais dos três seguimentos: operadoras, terceirizadas e Call Center. Foram eles, ganho Real nos reajustes de salários e benefícios; garantir o cumprimento do Anexo II da NR-17 (para o caso dos Call Centers); aumento da Sindicalização (fortalecimento da organização sindical); definição de um Piso Salarial (não menor que 2 salários mínimos); unificação das datas-base; ORSB - Organização de Representantes Sindicais de Base; redução da Jornada de Trabalho; ampliação de conquistas – melhoria das cláusulas sociais dos acordos coletivos;   O Seminário, criado pelo DIEESE, faz parte do Programa de Capacitação em Negociação Coletiva e teve como principal objetivo aperfeiçoar as habilidades de negociação dos dirigentes sindicais para o fortalecimento da capacidade de ação e de organização coletiva dos sindicatos, permitindo a estes, o conhecimento e compreensão do objeto e do ambiente em que ocorrem as negociações.   A abertura do evento contou com a palestra do deputado federal pelo Distrito Federal Roberto Policarpo que, destacou em sua exposição dentre outros assuntos, o resgate da auto-estima do povo brasileiro nos últimos oito anos, o estancamento das privatizações e o fato de quase cinco milhões de brasileiros terem saído da miséria. Além disso, o deputado levantou os temas da pauta do congresso, destacando entre elas a reforma política e tributária e o projeto de terceirização que foi um dos mais instigantes do debate.   O evento ainda contemplou importantes temas como Direito do Consumidor de Telecomunicação apresentado pelo IDEC, Panorama Brasileiro da Comunicação, exposição do IPEA, Organização Sindical debate realizado pelos próprios sindicalistas além de um painel - Análise de Conjuntura em Telecomunicações e Democratização da Internet, apresentado pelo engenheiro e pesquisador do SINTPQ, companheiro Marcos Manhães.   A avaliação da Fittel é que o intenso debate realizado durante toda a semana foi muito importante, pois possibilitou uma reflexão sobre as práticas e necessidades de atualização da ação sindical. Numa conjuntura extremamente difícil com as constantes e rápidas mudanças no setor é importante a atualização de praticas e do projeto sindical para o fortalecimento da organização e ação sindical.



Informativo FITRATELP

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.