FITRATELP participa de Audiência Pública na Alesp

23/06/2023 - 15:44

Em debate, a precarização dos serviços e do trabalho no setor de telecomunicações.

Nesta sexta-feira (23/6), o presidente da FITRATELP João de Moura Neto, participa de uma Audiência Pública na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), para debater a precarização dos serviços e do trabalho de telecomunicações. O convite foi feito pelo deputado estadual Luiz Fernando (PT), tendo em vista que a Federação tem um acúmulo de experiências e pode contribuir com os debates.

De acordo com o presidente da FITRATELP, do ponto de vista da federação o tema tratado na audiência tem muitos aspectos extremante importantes, que devem ser aprofundados na audiência. “A precarização no setor de telecomunicações acontece em todas as regiões do país e os trabalhadores a sociedade são os únicos prejudicados”, afirmou Moura.

Para a FITRATELP, a realidade dos trabalhadores em telecomunicações é muito difícil, devidos às péssimas condições de trabalho que são praticadas pelas empresas. Além disso, todos os dias os sindicatos recebem denúncias de assédios, pressões e descumprimentos de normas de segurança, o que torna o ambiente de trabalho perverso e desumano.

As empresas têm exigido cada vez mais dos seus trabalhadores, o que tem provocado acidentes de trabalho, bem como doenças físicas e psicológicas na categoria. Para enfrentar essa realidade, a Federação e Sindicatos filiados vêm atuando fortemente junto às empresas com ações que visam proteger os trabalhadores. “Ampliar esse debate nas Casas Legislativas é fundamental”, disse.

Não podemos esquecer que toda a sociedade brasileira também é prejudicada com a qualidade ruim dos serviços que são oferecidos pelas empresas. “Defendemos um serviço de qualidade por um preço menor, para que as pessoas de baixa renda tenham acesso”. A FITRATELP tem interesse e vai participar de todos os debates pelo país a fora, para combater a precarização no setor. Portanto, a iniciativa do deputado Luiz Fernando contribui significativamente para ampliar esse debate.