Informação sobre a situação da SEREDE

19/08/2025 - 09:42

A FITRATELP e Sindicatos estão acompanhando a situação de perto porque os trabalhadores não podem ser prejudicados

SITUAÇÃO DA SEREDE

O trabalhador não pode ser prejudicado

Informamos aos sindicatos e aos trabalhadores da SEREDE que desde a última quinta-feira (14/8), estamos recebendo informações indicando que a SEREDE está prestes a perder seu contrato de prestação de serviços com a V.TAL para as empresas R2, TELL, TELEMONT, TLP, ICOMON e outras. Devido aos crescentes questionamentos e boatos que têm circulado na base sobre a situação da SEREDE, a FITRATELP faz os seguintes esclarecimentos à categoria:

1. DESLIGAMENTO E RECONTRATAÇÃO DE TRABALHADORES – A empresa SEREDE será substituída e todos os seus empregados serão dispensados com o recebimento de todas as verbas rescisórias. Pleiteamos que estes mesmos trabalhadores sejam contratados pelas novas empresas, desde que haja interesse de ambas as partes.

2. BOATOS SOBRE O PAGAMENTO DE VERBAS RESCISÓRIAS – Circulou a informação de que a SEREDE não teria condições de pagar as verbas rescisórias, pois, segundo a empresa, não estariam previstas no contrato. Entretanto, recebemos uma segunda informação de que este assunto será debatido entre a Oi, V.TAL e a SEREDE para viabilizar a transição. Como o contrato se encerra em 31 de outubro, – estamos a dois meses do fim do contrato – as empresas têm tempo suficiente para chegarem a uma conclusão sobre o encerramento do contrato. O importante é que não vamos admitir calote e continuaremos mobilizados para impedir a operação, caso tentem deixar de pagar os trabalhadores.

3. PRÁTICAS ABUSIVAS DAS NOVAS EMPRESAS – Recebemos informações de trabalhadores relatando que a empresa R2 e outras estão entrando em contato direto com eles para tentar aliciá-los a trabalhar na nova empresa. Consideramos essa prática abusiva e indesejável, pois a transição deve seguir regras e, principalmente, garantir o cumprimento de todas as obrigações com os trabalhadores da SEREDE que serão demitidos.

Neste momento, é fundamental que nenhum trabalhador se antecipe e aceite contrato com a nova empresa ou que peça demissão da SEREDE. Recomendamos que todos os trabalhadores busquem o sindicato para obter informações e orientações seguras e verdadeiras. NO SINDICATO O TRABALHADOR PODE CONFIAR!

4. AÇÕES DA FITRATELP/SINDICATO – A FITRATELP entrou em contato com a V.TAL e agendou uma reunião para o dia 21 de agosto de 2025, para tratará do tema para assegurar que nenhum trabalhador seja prejudicado, bem como que a maior quantidade possível de trabalhadores seja contratada pela próxima empresa. Vamos ressaltar que os transtornos serão prejudiciais para a V.TAL e isso fatalmente irá acontecer, se os pagamentos não forem realizados corretamente.

5. OPERAÇÕES COM A Oi – Além disso, estamos cientes de que a SEREDE continuará sua operação para a Oi, mas ainda não sabemos como ficará essa operação no futuro: se continuará com a SEREDE, se será assumida pela Oi Service ou se os trabalhadores serão incorporados pela Oi. A melhor solução na projeção que estamos fazendo seria a internalização, posição que defendemos desde 2013.

ATENÇÃO!

Os sindicatos filiados e a FITRATELP estão atentos aos problemas e continuam buscando as empresas envolvidas para assegurar que:

 a) Todos os direitos dos trabalhadores sejam respeitados;

 b) Os acordos e convenções sejam cumpridos;

 c) As verbas rescisórias e eventuais passivos trabalhistas sejam quitados no ato da rescisão de contrato, caso o desligamento da SEREDE ocorra.

 d) As estabilidades provisórias devem ser respeitadas e asseguradas as transições no presente momento e as futuras, após o retorno dos afastamentos.

Se não houver informações seguras, o mais sensato é NÃO acreditar nos boatos que circulam na nossa base. PROCURE ORIENTAÇÕES NOS SINDICATOS E NA FITRATELP.

 

•> A FITRATELP orienta os sindicatos a iniciarem uma mobilização para não aceitarem a transição com salários, benefícios, aluguel de veículos e jornada de trabalho em condições inferiores as que são praticadas atualmente.

•> A FITRATELP sinaliza para uma manifestação de protesto dia 15/9/2025 repudiando a precarização das relações de trabalho nessa transição contratual.

ESTAMOS AO LADO DOS TRABALHADORES!