Nota da Fitratelp contra o Impeachment da Presidenta Dilma

08/12/2015 - 18:12

CONTRA O GOLPE, EM DEFESA DA DEMOCRACIA e PELO FORA CUNHA

NOTA DA FITRATELP CONTRA O IMPEACHMENT DA PRESIDENTA DILMA ROUSSEFF

A Fitratelp condena de modo contundente a tentativa de golpe contra a democracia, intentado por Eduardo Cunha, sobre quem pesam acusações irrefutáveis de cometimento de diversos crimes.

O sindicalismo que representamos foi forjado na luta contra a ditadura e em defesa do reestabelecimento da democracia no Brasil. Por isso, não permitiremos que Eduardo Cunha, que possui contra si provas cabais de corrupção e de quebra do decoro parlamentar, tente rasgar a Constituição Federal, utilizando o instituto do impeachment como vergonhosa tentativa de salvar seu mandato.

Eduardo Cunha já deveria ter sido retirado da Presidência da Câmara dos Deputados desde que se comprovaram suas mentiras relacionadas s contas no exterior, dentre vários outros crimes – como vem defendendo a Fitratelp há vários meses.

Mostrou-se evidente que a atitude desesperada de Cunha, prestes a ser cassado, foi uma vergonhosa represália contra a correta atitude da bancada do PT em votar favoravelmente admissibilidade do parecer pela abertura do processo de cassação do presidente da Câmara, a ser votado no Conselho de Ética.

O renomado jurista e defensor da democracia, Celso Antônio Bandeira de Mello, corretamente resumiu a frágil para quem postula o impeachment: “não há base jurídica alguma para a abertura do processo”, demonstrando que a atitude imoral e inconstitucional de Cunha tem somente “objetivos políticos” – e dos mais rasteiros, em nossa opinião, e “sem nenhum embasamento na lei”.

Os sindicatos filiados Fitratelp e os trabalhadores e trabalhadoras brasileiros continuarão firmes em defesa da ordem constitucional, da democracia e da legalidade, e por isso se manifestam de modo firme: CONTRA O GOLPE, EM DEFESA DA DEMOCRACIA e PELO FORA CUNHA.

Brasília, dezembro de 2015.