Dia das Mães - mãe é sinônimo de vida

06/05/2022 - 12:42

O maior presente que podemos dar a nossa mãe no Dia das Mães é o reconhecimento, para que ela possa sentir e compartilhar com todos à sua volta o sentimento do dever cumprido.

Dia das Mães

mãe é sinônimo de vida

Neste domingo, 8 de maio, comemoramos o Dia das Mães. Espera aí, mas não é mais sensato dizer que são todos os dias? Afinal, ser mãe é uma missão contínua, sem data específica, sem intervalos, sem férias. Mãe é vida e vida é mãe. No contexto da existência humana, não há como desvincular essas duas palavras, uma vez que elas estão intrinsecamente ligadas pela força do amor.

A palavra mãe, na maioria das vezes ou quase sempre, é a primeira a ser pronunciada pelo filho recém-chegado ao mundo. Esse aspecto peculiar nos dá a dimensão do quanto ela significa no processo de geração, criação e evolução humana. Além disso, a mãe torna-se voluntariamente uma fonte inesgotável de afeto e de boas energias para suportar as adversidades da vida.

Com o passar dos anos, o Dia das Mães perdeu seu significado maior – de amor infinito – e foi se transformando em mais uma data meramente voltada ao consumismo. Mercantilizaram o dia dedicado às mães e desconstruíram o seu verdadeiro sentido. Não é raro ver declarações veiculadas na mídia afirmando que o Dia das Mães foi ruim porque as vendas despencaram e as expectativas do mercado foram frustradas. 

Mas, apesar dessas contradições, é preciso manter o otimismo em relação a essa data tão especial. Precisamos viver a utopia que nos leva a acreditar num Brasil sem violência contra as mulheres-mães, que muitas vezes resulta em milhares de filhos órfãos pelo país a fora. Qualquer tipo de violência contra uma mulher-mãe é inaceitável. 

A FITRATELP e Sindicatos filiados parabenizam as mães trabalhadoras em telecomunicações e teleatendimento e as mães em geral pelo seu dia. O amor sublime de cada mãe é essencial para a construção de uma sociedade equilibrada e justa. Que a vida prossiga em sintonia com os bons exemplos e as boas práticas das nossas mães, para entendermos a sua importância antes, durante e depois da existência física.

O maior presente que podemos dar a nossa mãe no Dia das Mães é o reconhecimento, para que ela possa sentir e compartilhar com todos à sua volta o sentimento do dever cumprido.

PARABÉNS!