Em defesa da Eletrobras, sindicalistas realizam encontro nesta quarta-feira (6)

06/06/2018 - 15:27

O governo ilegĂ­timo de Michel Temer colocou a Eletrobras na mira da iniciativa privada

Representantes de entidades sindicais, movimentos populares e trabalhadores de diversas categorias vão se reunir nesta quarta-feira, 6, para discutirem um plano de lutas unitário em defesa Eletrobras pública, eficiente e para todos.

O governo ilegítimo de Michel Temer anunciou ano passado um pacote de privatizações, que colocou a Eletrobras na mira da iniciativa privada. A estatal é responsável por mais da metade da energia elétrica consumida no país, controla 47 hidrelétricas, 114 térmicas, 69 eólicas e distribuidoras de energia de seis estados.

A privatização, além de debilitar o setor elétrico, restringe o acesso à energia pela população com menor renda. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) prevê que a entrega das estatais à iniciativa privada impactará, inicialmente, as contas de energia em, no mínimo, 17%, assim, a população, que ainda se encontra excluída energeticamente, permanecerá à luz da lamparina.

O projeto de desestatização deixa de considerar a energia como um bem social, na ótica de um serviço estatal cooperativo, transformando-a unicamente em mercadoria, dependente das oscilações da oferta e demanda, comandada apenas pela perspectiva do lucro.

Assim, para buscar apoio da sociedade, dos movimentos populares e entidades sindicais na luta contra o desmonte do patrimônio público e em defesa do setor elétrico estatal, o STIU-DF convida a todos para participarem, no Teatro dos Bancários, às 9h, de um café da manhã.

Essa luta é de todos!