O Dia do Trabalhador é todo dia. Mas a data 1º de maio de 2025 é um momento importantíssimo para pensar que sem os trabalhadores e trabalhadoras nenhum país se desenvolve, pois é a força de trabalho que produz as riquezas de uma nação. Na realidade, produzimos muito durante a nossa vida laboral, mas muito pouco retorna em nosso benefício.
Por que a data é de luta e não somente de comemoração? Porque a celebração desse dia é um marco histórico inspirado no movimento grevista puxado por trabalhadores de Chicago, nos Estados Unidos. Em 1º de maio de 1886, eles saíram às ruas das principais cidades americanas exigindo a redução da jornada de trabalho de 13 para 8 horas diárias.
No Brasil, a valorização do trabalhador é uma utopia. Apesar dos avanços que tivemos nos governos LULA e DILMA, ainda constatamos no dia a dia uma exploração massacrante nos ambientes de trabalho, causando danos à saúde física e psicológica daqueles que representamos. Enquanto os patrões ficam cada vez mais ricos, os empregados ficam cada vez mais pobres e doentes.
A FITRATELP e Sindicato filiados alertam os trabalhadores para os grandes desafios que teremos pela frente. Precisamos continuar unidos na luta para defender a DEMOCRACIA, EMPREGOS e DIREITOS TRABALHISTAS, bem como avançar nas nossas conquistas no GOVERNO LULA. Com união, mobilização e organização dos trabalhadores é possível avançar. A verdade é que nas relações de trabalho não existe milagre, existe é muita injustiça para ser combatida diariamente.
ABRAM OS OLHOS. VAMOS À LUTA!